DE OLHO NO MERCADO

Soja: preços futuros em baixa e alto custo de produção preocupam safra 23/24 em MT

Relatório de Oferta & Demanda do Imea mantem projeção de 43,782 milhões de toneladas para a próxima temporada

soja
Foto: CNA

A cerca de 40 dias para o início do plantio da safra 2023/24 de soja em Mato Grosso, as estimativas para a semeadura de 12,12 milhões de hectares foram mantidas pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). As incertezas quanto a baixa nos preços futuros do grão e o alto custo de produção são apontados como principais fatores.

soja
Foto: CNA/Reprodução

Assim como a área, o Imea em seu relatório de Oferta & Demanda, divulgado nesta segunda-feira (7), mantem a perspectiva de 43,782 milhões de toneladas de soja e uma produtividade média de 59,70 sacas por hectare na safra 2023/24.

“As incertezas quanto ao investimento a ser feito na próxima temporada estão atrelados, a baixa nos preços futuros da soja e ao alto custo, que, por sua vez, somado ao atraso na venda da soja, tem gerado o adiamento na aquisição de insumos”.

Hoje no mercado disponível a saca de 60 quilos de soja em Mato Grosso está cotada em R$ 116,36.

A semeadura de soja em Mato Grosso estará liberada a partir de 16 de setembro. O que já leva os produtores a mirarem os olhos para as condições climáticas para os próximos meses.

O Imea destaca, que conforme dados do NOAA, em setembro as chuvas “poderão ficar dentro da média histórica, no entanto, para out/23 o cenário tende a piorar, com o estado apresentando precipitações abaixo da média”.

El Niño pode influenciar consumo interestadual

Conforme o Imea, os modelos estatísticos utilizados por ele apontam para a safra 2023/24 uma exportação de 27,32 milhões de toneladas de soja. Um aumento de 0,76% em relação a safra 2022/23.

Em relação ao consumo interestadual as perspectivas são de que 4,24 milhões de toneladas deixem Mato Grosso com destino a outros estados, 11,85% a menos que na temporada passada diante da expectativa de um El Niño para o próximo ano, que tende a influenciar positivamente a produção na região sul do Brasil.

Quanto ao consumo dentro do estado são esperadas 12,43 milhões de toneladas, queda de 3,79% ante a safra 2022/23.

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.