Lula desembarca em Uruguai para discutir acordo de livre comércio Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasília

No Uruguai, Lula discute Mercosul e acordo com a China

Na viagem Lula irá se encontrar com o presidente uruguaio Luis Lacalle Pou e também com o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na manhã desta quarta-feira (25) em Montevidéu, capital do Uruguai. A visita oficial faz parte da primeira viagem internacional de Lula desde a posse, no último dia 1º.

Um dos objetivos da visita de Lula ao país vizinho é convencer o presidente uruguaio a desistir de um acordo de livre comércio com a China que vem sendo negociado há pelo menos dois anos. Na avaliação do governo brasileiro, o acordo poderia destruir o Mercosul.

Isso acontece porque o acordo com a China infringe algumas regras do bloco: uma delas é que o Mercosul prevê uma tarifa externa comum aos membros e o Uruguai estaria discutindo uma tarifa menor com a China. A outra é os membros do bloco não podem firmar acordos comerciais e alfandegários de forma isolada, que é justamente o que deve acontecer caso o Uruguai, de fato, feche o acordo com a China.

Nilson Leitão é reeleito presidente do Instituto Pensar Agro 

Apesar disso, o presidente Lacalle reforçou, ontem, que a intenção do país é avançar com as negociações com a China. E disse, inclusive, que os outros países do bloco serão bem-vindos, caso queiram participar das tratativas.

Já pela tarde, o presidente brasileiro se reúne com o ex-presidente Pepe Mujica, que é um antigo aliado de Lula, também de esquerda, e que é agricultor e foi ministro da pecuária.

No início da noite, Lula deixa Montevidéu, e tem a chegada à base aérea de Brasília prevista para a noite.

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile