Agricultura

Conseguimos triplicar a área coberta com seguro rural no país, diz secretário do Mapa

Segundo Guilherme Bastos, a área protegida no país passou de 4,5 milhões de hectares para quase 15 milhões em três anos

A proteção das lavouras com o uso do seguro rural foi um dos temas abordados pelo secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), Guilherme Bastos, durante sua participação no Canal Rural Entrevista desta terça-feira (21). Em conversa com o diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, Bastos falou sobre os números do programa de subvenção ao seguro.

“As seguradoras entram fazendo esse papel importante de proteção das lavouras contra questões climáticas. Nós tínhamos em 2018 somente 4,5 milhões de hectares de área segurada no programa. A gente triplicou esse número, e ano passado foram quase 15 milhões”, destacou.

O secretário do Mapa também disse que a expectativa é de R$ 1 milhão pagos em subvenções do seguro rural neste ano. Ele ainda ressaltou que o valor ficou aquém do que foi anunciado no Plano Safra.

Sobre o financiamento da próxima safra, Guilherme Bastos destacou a importância dos Fiagros para o setor. Ele diz que para o próximo ciclo, o custo de financiamento das lavouras será maior.

“Nós tivemos uma alta de 8,8% no volume de recursos do Plano Safra, com R$ 13 bilhões a juros equalizados, foi uma importante conquista da ministra, mas sabemos que não temos condições para atender tanta demanda. Nós necessitamos realmente dessa participação privada para financiar a safra”, destacou.