Agricultura

Preço para importar fertilizantes sobe 126% em abril, diz analista

O movimento das importações do produto pelo Brasil também está em alta neste mês, com crescimento de 10%

As importações de fertilizantes do Brasil cresceram 10% em abril, segundo Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia. Apesar do conflito na Ucrânia, o volume registrado até a última sexta-feira já ultrapassa 2 milhões de toneladas. Apesar disso, o país registra preços altos nesta safra, como destaca o analista da Cogo Inteligência em Agronegócio.

“O preço médio das importações está em US$ 634 a toneladas neste mês de abril, 126% acima de abril do ano passado. Por outro lado, isso indica que os fertilizantes estão chegando sim no Brasil”, diz Carlos Cogo, diretor da consultoria. 

Ele lembra que as altas nas importações é oriunda de contratos firmados em setembro, outubro e novembro do ano passado, antes do início do conflito entre Rússia e Ucrânia.

“Devemos fechar o mês de abril com 3 milhões de toneladas importadas, volume que pela primeira vez no ano supera àquele registrado em mesmo mês do ano passado. A partir de agora será ainda mais importante monitorar o mercado para saber qual será o ritmo de importação com a guerra já deflagrada”, avalia Cogo.

Ainda segundo o especialista, a atenção se volta para quem ainda não efetuou a compra de fertilizantes para a próxima safra.

“A safra 2022/23 será muito mais cara e os preços estão mais altos, na média o dobro ou até mais que o dobro em comparação com o mesmo período do ano passado. O produtor terá que ficar atento para garantir o suprimento no tempo correto, pois o tempo para adquirir os insumos está acabando”, diz.