Diversos

Áreas produtoras vão ficar 100 dias sem chuva agrícola? Veja a previsão

O tempo segue sem chuvas para regiões do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul; enquanto isso, frio aumenta em outras áreas

O tempo mais seco persiste em algumas lavouras de milho segunda safra. Segundo Desiree Brandt, da Somar Meteorologia, são mais de 70 dias sem chuva agrícola no noroeste do Paraná, oeste paulista e leste de Mato Grosso do Sul, influenciando as principais áreas de milho safrinha.

“Temos a atuação de uma frente fria que provoca chuva no Sul do Brasil. Mas, conforme avança para o Sudeste, esse sistema se afasta para o alto mar e com isso não tem força para provocar chuva no interior do Sul e muito menos na porção central do Brasil”, destaca Desiree.

Embora não traga chuva, a frente fria provoca ventos fortes, com rajadas que podem passar de 70 k/h no litoral de Santa Catarina. Os ventos se estendem do Rio Grande do Sul até o litoral de São Paulo. Com essa ventania o mar fica agitado e pode atrapalhar as operações de embarque no porto de Santos e de Paranaguá.

“A nebulosidade aumenta em algumas áreas do Paraná entre os dias 11 a 15 de maio, e pode cair alguns volumes, mas não serão de chuva significativa. Esse cenário deve se estender até 20 de maio, onde o tempo ainda será seco na parte central do Brasil, inclusive no Paraná”, conclui a meteorologista.