Ataque dos EUA ao Irã vai impactar preço dos combustíveis, diz Bolsonaro Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Ataque dos EUA ao Irã vai impactar preço dos combustíveis, diz Bolsonaro

Nesta sexta, os Estados Unidos atacaram um aeroporto em Bagdá, no Iraque, o que culminou na morte do principal comandante militar do Irã; cotação do petróleo disparou

Donald Trump, EUA, Estados Unidos
Jair Bolsonaro disse ainda que é preciso mostrar à população brasileira que ele não pode tabelar o preço de nada. Foto: Isac Nóbrega

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira, 3, que o ataque norte-americano que matou o líder militar iraniano Qassem Soleimani vai afetar o preço dos combustíveis no Brasil. “Que vai impactar, vai”, previu. Ele disse que a gasolina já está alta e, se seguir subindo, ‘complica’. “Vamos ver nosso limite”, declarou.

Nesta madrugada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou um ataque no aeroporto de Bagdá, no Iraque, que culminou na morte do principal comandante militar do Irã e líder de uma milícia local pró-Teerã. O governo dos Estados Unidos confirmou o ataque realizado por um drone. Em resposta, o presidente iraniano, Hassan Rouhani, prometeu ‘severa vingança’ aos norte-americanos.

Bolsonaro disse ainda que é preciso mostrar à população brasileira que ele não pode ‘tabelar (o preço de) nada’. “Já fizemos essa política no passado, de tabelamento, não deu certo. A questão do combustível, nós temos de quebrar o monopólio”, afirmou.

O aumento das tensões geopolíticas entre EUA e Irã fez os preços preços internacionais do petróleo dispararem. Por volta das 8h, as cotações futuras do Brent para março subiam 4,70%, para US$ 69,37 por barril e os futuros do WTI para fevereiro avançavam 4,65%, a US$ 63,08 por barril.

Formação dos preços dos combustíveis

Em junho de 2019, a Petrobras anunciou uma mudança na política de formação de preços da gasolina e do diesel no mercado interno. Segundo a estatal, os valores dos combustíveis no Brasil passaram a ser alteradas de acordo com a variação do petróleo no mercado internacional. 

Os preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras têm como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo. A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos. Além disso, o preço considera uma margem que cobre os riscos (como volatilidade do câmbio e dos preços)”, informa a Petrobras.

Brasil

Bolsonaro afirmou que se encontrará com o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, para avaliar a ação militar dos Estados Unidos. E que só depois irá se posicionar sobre a morte do general iraniano. Ele disse também que tentou telefonar mais cedo para o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, para tratar do impacto sobre o preço dos combustíveis, mas não foi atendido. “Quero ter informações dele”, afirmou. 

Sair da versão mobile