Diversos

Brasília recebe 1ª Feira Segura realizada 100% no modelo drive-thru; confira

Ao todo, 32 produtores disponibilizaram 350 tipos de alimentos e plantas. Para ministra da Agricultura, modelo deve ser replicado em todo o país 

Feira Segura Basília
Foto: Canal Rural

A capital federal recebeu na manhã deste sábado, 27, a primeira feira segura 100% no modelo drive thru. Realizada pelo Sistema CNA/Senar, a feira trouxe 32 produtores locais que ofertaram 350 tipos diferentes de produtos, como frutas, hortaliças, flores e plantas temperos, ovos, doces, queijos, bebidas, linguiça, entre outros.  

Nesse modelo, o consumidor passa por três estações. A primeira ele escolhe os produtos por meio de um cardápio entregue; na segunda, faz o pagamento via PicPay e na terceira retira suas compras já embaladas e higienizadas. 

Em todas as barracas estavam equipadas com álcool gel e os produtores usavam luvas e máscaras. Carlos Alberto Carvalho, produtor de ovos, verduras e frutas, nunca tinha ouvido falar em feira no formato drive thru e aprovou a ideia. “Tudo que vem para ajudar o produtor e o consumidor é válido. Essa feirinha tem tudo para ser um sucesso”, disse.

E o público de Brasília aderiu ao modelo de feira segura. Desde sua abertura, às 9h, formou uma fila de carros que contornou a pista do Parque da Cidade, local do evento. Todo o esquema teve o apoio da polícia militar e Departamento de Trânsito para garantir a segurança dos motoristas. A pedagoga Sônia Gouvea se surpreendeu com a variedade dos produtos. “Achei ótimo. Valeu a pena. Vou levar alface, couve, suco e mais algumas hortaliças”. 

O coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira, explicou como foi feita a escolha do local. “Optamos por um local central em que a população pudesse participar, prestigiar os produtores e ter acesso a produtos direto do campo, com qualidade e a higiene necessárias, principalmente nesse momento de pandemia”, pontuou. 

Ferreira comemorou o interesse dos produtores em participar desse modelo. Segundo ele, a adesão foi tamanha que há até uma lista de espera para participar. Ele acrescentou ainda que, a partir de um guia elaborado pelo Sistema CNA/Senar, os produtores poderão se organizar junto às suas federações para realizar feiras seguras por todo o país. 

“Essa pandemia que a gente não sabe quando vai terminar e a vida segue. Essa maneira, via drive thru, dá as condições para as pessoas ficarem em segurança, traz o produtor de volta que precisa produzir e vender. A ideia é magnífica e, dando certo, vamos poder replicar no Brasil todo”, declarou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que prestigiou a feira e levou para casa alimentos e plantas.