Tempo

Chuva na primeira semana de julho atinge apenas os extremos do Brasil

Instabilidades provocam chuva forte no leste do Nordeste e no extremo sul do Rio Grande do Sul

A semana começa com predomínio de sol e tempo firme na maior parte do Brasil, com chuva concentrada nos extremos do país.

O litoral do Nordeste deve ficar em atenção nos próximos dias para muita chuva. O risco de transtornos continua elevado. Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, o volume registrado em apenas quatro dias já representa 81% da média climatológica de julho.

No Sul do Brasil, o tempo nesta semana segue aberto para a colheita do milho segunda safra e só chove no Rio Grande do Sul. As pancadas de chuva mais fortes ficam concentradas entre o oeste e sul do estado.

Já na região Norte, o tempo fica muito abafado e chove com trovoadas esta semana. No interior do Brasil, tempo firme e baixa umidade relativa do ar.

Chuva forte no Nordeste nesta 3ª

situação de emergência por chuva e Alagoas
Chuva já deixou milhares de desabrigados em Alagoas. Foto: Governo de Alagoas

A terça-feira (4) será de chuva forte em Alagoas e Sergipe, com rajadas de vento ao longo do dia. Os acumulados de chuva são elevados, inclusive no norte do Maranhão e no litoral do Ceará, que também recebe fortes pancadas.  Contudo, o tempo se mantém firme em grande parte do interior nordestino.

No norte do Brasil, há sol, calor e pancadas de chuva forte no Amazonas, em Roraima, Amapá, no oeste e norte do Pará. Alénm disso, o tempo fica firme no leste do Acre, centro-sul de Rondônia e no Tocantins.

O centro do país continua com tempo firme e seco, ainda sem chuva no Centro-Oeste, em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No Espírito Santo, pancadas isoladas nas áreas de divisa com o sul da Bahia, mas em Vitória o tempo volta a ficar firme.

Não chove no Paraná e em Santa Catarina. Mas há previsão de chuva forte no oeste e sul do Rio Grande do Sul.