Diversos

Drone movido a luz solar tem autonomia de voo de 24 horas

O equipamento foi desenvolvido pelo Exército dos Estados Unidos e mesmo em condições de tempo frio manteve o bom desempenho

Um drone híbrido movido a energia solar tem autonomia para voar por 24 horas seguidas. O equipamento foi desenvolvido pelos Exército dos Estados Unidos e visa superar a maior limitação dos drones nos tempos atuais: a autonomia de voo.

O drone utiliza placas fotovoltaicas para captar a luz do sul e células de hidrogênio para alterar o tipo de propulsão, segundo as condições meteorológicas.

O laboratório de pesquisa naval dos EUA alcançou a autonomia de 24 horas de voo em testes recentes realizados em dezembro ano passado. Mesmo em condições adversas, como frio e vento, o drone completou as 24 horas de voo ininterruptas. A solução pode ser muito útil para áreas militares e outras áreas, como a agrícola, no entanto, o exército americano ainda não informou se vai liberar o drone para uso de civis.

Mesmo assim, o modelo norte-americano pode servir de inspiração para desenvolvedores de drones no Brasil. O já país já tem alguns modelos com maiores autonomias, utilizados para cobrir grandes propriedades, como é o caso do modelo Echar 20D, que opera a mais de 120 metros de altitude e até 30 km de distância do ponto de decolagem. O modelo da fabricante XMbots, recebeu autorização inédita da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar além da visão alcance do operador com segurança.

Certificação de drones aumenta no Brasil

O Brasil possui diversas iniciativas de desenvolvimento de drones. Segundo a Anac, mais de 30 modelos estão certificados e outras 40 modelos em processos de receber a legalização por parte da Agência. No agro, esses equipamentos podem ser usados para diversas atividades desde monitoramento remoto até aplicações de defensivos ou fertilizantes nas lavouras.