Economia

Câmbio será 'fator determinante' para o agro brasileiro em 2023, avalia Miguel Daoud

Comentarista do Canal Rural fala como a valorização — ou desvalorização — do dólar pode afetar no bolso do produtor rural

Além do clima, que motivou um estudo inédito no Rio Grande do Sul, os produtores brasileiros devem ficar atento a um outro ponto no próximo ano. De acordo com Miguel Daoud, comentarista do Canal Rural, o câmbio “preocupa” e poderá ser um “fator determinante” para o agronegócio do país em 2023.

+ Miguel Daoud: tudo indica que Carlos Fávaro será o ministro da Agricultura

“O câmbio pode chegar a 4,70, 4,80 [reais por dólar]”, disse Daoud ao participar do telejornal ‘Mercado & Companhia’ desta sexta-feira (23). Ele conversou sobre esse assunto com a jornalista e apresentadora Marusa Trevisan diretamente dos estúdios do Canal Rural em São Paulo.

“Consequentemente, com os custos mais altos, você acaba tendo uma diminuição [das margens do produtor rural]”

“Se tudo continuar desse jeito, poderemos ter um câmbio mais baixo, o que diminui a paridade de troca das exportações”, afirmou o comentarista. “Consequentemente, com os custos mais altos, você acaba tendo uma diminuição [das margens do produtor rural]”, complementou Miguel Daoud.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.