Eleições

Ciro Gomes defende porte de armas por pessoas que vivem no campo

Candidato à Presidência da República pelo PDT afirma, no entanto, ser contrário ao porte de arma no meio urbano

candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, abriu a série de entrevistas do Canal Rural com os principais presidenciáveis.

Ciro Gomes foi entrevistado pelo diretor de conteúdo Giovani Ferreira, o jornalista e apresentador Antônio Pétrin e o comentarista Miguel Daoud.

Questionando sobre a política de armas no campo, o candidato disse que é favorável, mas fez ponderações.

“É um equívoco você imaginar que a generalização do porte de arma no meio urbano é alguma coisa que vai ajudar a vida. Só dá tragédia em qualquer lugar do mundo, esse é um grande debate nos Estados Unidos. Porém, lá numa cidade, ou numa casa isolada no campo, onde não tem o 190, onde não vai ligar pra polícia, é evidente que nós temos que autorizar que o cidadão tenha uma arma, dissuasória, para proteger a si, sua família e a sua propriedade. Mas portar arma na cidade só serve pra criar problema”, disse.

Ciro Gomes critica o MST

Na entrevista, o ex-governador do Ceará também falou sobre a questão fundiária e a segurança jurídica no campo.

“O MST é uma ferramenta da politicagem do PT. Vamos ter uma clareza disso. Cadê o MST? Cadê o exército do MST? Cadê o exército do Stédile? Entende? Agora, é justo ou não é justo que eu faça que haja um pedaço de terra para quem nela deseja trabalhar? Isso é justo. É oportuno, é necessário. E aí evidente eu tenho que fazer um juízo de valor, eu não vou pegar uma família gaúcha, pequena, que sabe produzir uva e colocá-la no fundão da Amazônia. É preciso achar o ponto de equilíbrio e indenizar severamente, com todos os direitos e garantias, e estabelecer que o Brasil como restaurará a autoridade da lei”, afirma.

Sobre a questão indígena, e da demarcação de terra, Ciro Gomes disse que é preciso defender os povos originários.

“É justo. É humano. E tem outra coisa. Qualquer produção, de qualquer lugar do mundo, que for denunciada como extraída em hostilidade às populações tradicionais vai ser boicotada. E nós não precisamos disso no Brasil. 14% do nosso território é de reservas indígenas, tem algum exagero? Mas peraí, quem disse que reservas indígenas estão fora da produção?”, disse.

Sobre sustatentabilidade e reflorestamento, o candidato do PDT diz que a “ideia que reflorestamento tem que ser latifúndio é um equívoco”.

“A humanidade precisa, sim, nos indenizar para encontrarmos um ponto de equilíbrio entre preservação e a utilização dos nossos recursos. Eu não sou a esquerdinha burra do Brasil. O país tem como fazer um zoneamento econômico ecológico, tem como diversificar a produção. Você pode fazer uma grande base de uma corporação que tenha canal de comercialização, que faça assistência técnica, que dissemine a muda e faça um contrato prévio. E disseminar no pequeno essas essências com renda absolutamente viável. Isso o governo tem que fazer via crédito, capacitação gerencial, treinamento, acesso a mercados, botar o assunto na grande agenda do mundo e exigir uma indenização do mundo, crédito de carbono, uma série de coisas pra fazer”.

Série especial de entrevistas

Além de Ciro Gomes, foram convidados para a série de entrevistas do Canal Rural os outros três candidatos mais bem posicionados nos últimos levantamentos de intenção de voto dos institutos Datafolha e Ipec: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Simone Tebet (MDB).

As assessorias de Bolsonaro, Lula e Tebet confirmaram interesse e estão conciliando agenda na rotina da campanha dos candidatos para atender ao convite do Canal Rural. As entrevistas serão exibidas ao longo deste mês.

Em 2022, os brasileiros vão eleger os novos representantes nos poderes Legislativo e Executivo.

E para que nossa audiência tenha acesso a todos os detalhes do processo eleitoral, o time do Canal em São Paulo e nas afiliadas em Brasília, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul está trabalhando em uma cobertura completa, que já começou com reportagens especiais, boletins e análises.

Antes mesmo da definição das candidaturas, o Canal Rural lançou uma série especial de entrevistas com representantes de entidades do agro. O conteúdo tem foco nas pautas prioritárias para o agronegócio, apontadas pelos dirigentes do setor, para os próximos quatro anos. Confira clicando aqui.

Desde que as candidaturas foram definidas, o Canal Rural também está transmitindo uma série de entrevistas especiais para as Eleições 2022 com candidatos ao governo dos dez estados com o maior Valor Bruto de Produção (VBP), com base em dados apurados até junho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Assim como no caso dos candidatos à presidência, o critério para escolha dos entrevistados nos estados seguiu a colocação nas últimas pesquisas. Veja a série clicando aqui.