Eleições

Presidente do Senado afirma que atos em quartéis são ilegítimos

Rodrigo Pacheco afirmou nesta terça-feira (15) que o resultado das eleições precisa ser respeitado

O senador Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado Federal, condenou as manifestações populares em frente a quartéis do Exército Brasileiro em várias regiões do país. Pacheco, que participa da COP27, em Sharm El Sheikh, no Egito, disse nesta terça-feira (15) que “essas são manifestações ilegítimas”.

+ Com produção sustentável de alimentos, Brasil contribui com a paz mundial, diz Nobel da Paz na COP27
+ COP27 lança iniciativa para ressaltar importância da água

Para o parlamentar, protestos são legítimos, mas desde que tenham reivindicações que são constitucionais. “Manifestações no sentido de se questionar eleições que foram regularmente feitas e questionar o regime democrático provocando, por exemplo, a participação de Forças Armadas em uma intervenção, devem ser evitadas.”

“As eleições garantiram o resultado das urnas para governador, para senador, para deputado e para presidente da República” — Rodrigo Pacheco

O presidente do Senado também entende que “cabe a todos os líderes políticos essa consciência de que nós vivemos um estado democrático de direito, que as eleições garantiram o resultado das urnas para governador, para senador, para deputado e para presidente da República e que isso precisa ser respeitado.”

Presidente do Senado: respeito ao resultado eleitoral e discussão sobre economia de baixo carbono

Rodrigo Pacheco Petrobrás
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O respeito aos resultados das urnas é, segundo Pacheco, mais do que mera posição pessoal. De acordo com ele, trata-se de posição oficial do Senado Federal. A fala do presidente do Senado ocorreu logo após ele participar da abertura do “Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono”, evento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no Egito, em agenda paralela à COP27.

Atos organizados desde 31 de outubro

manifestação Primavera do Leste (MT)
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural

Um das maiores concentrações do movimento ocorre em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília. O ato acontece no local desde 31 de outubro, dia seguinte à realização do segundo turno das eleições. O Canal Rural tentou acompanhar uma dessas manifestações, justamente o que acontece na capital federal, mas a equipe foi impedida e hostilizada por alguns dos manifestantes.

Canal Rural na COP27 — leia também:

+ Brasil tem a agricultura ‘mais regenerativa do mundo’, diz ministro
+ Desafio de alimentar 8 bilhões de pessoas é um dos temas da COP27
+ Regularização ambiental no Brasil pode levar até 3 anos

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.