Diversos

Formação de ciclone extratropical provoca temporais no Sul no início da semana

Segundo a previsão do tempo, as chuvas mais fortes são esperadas para algumas áreas do Rio Grande do Sul; também há risco para temporais no Norte

Previsão do tempo para segunda, 20

Sul

Segundo a previsão do tempo, a semana começa com pancadas fortes e os temporais continuam por todo o Rio Grande do Sul, pois se forma um ciclone extratropical (uma área de baixa pressão atmosférica) que dá origem nesse mesmo dia (no período da noite) a uma frente fria. Os acumulados de chuva prometem ser elevados na metade sul e
no extremo nordeste do Rio Grande do Sul, como nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha, região Sul, central, além do litoral, e serra e região metropolitana de Porto Alegre. Chove também conforme a frente fria avança para o leste de Santa Catarina. Tempo seco e quente no Paraná.

Sudeste

As temperaturas seguem altas no Sudeste, e o ar seco predomina. Com a massa de ar seco atuante, a umidade relativa do ar despenca nas horas mais quentes do dia.

Centro-Oeste

Uma massa de ar seco e quente predomina no Centro-Oeste nesta segunda-feira, e os níveis de umidade relativa do ar despencam à tarde.

Nordeste

Na segunda-feira a chuva acontece de forma rápida e passageira no litoral do Rio Grande do Norte até a região de Salvador, assim como no norte do Maranhão. As demais áreas do Nordeste seguem com o tempo firme.

Norte

O tempo firme predomina no Tocantins e sul de Rondônia nesta segunda-feira. Nas demais áreas da região chove
de forma isolada à tarde, mas com risco de temporais. Em Roraima o noroeste do Pará o céu fica nublado, e
com chuva a qualquer momento.

Previsão do tempo para terça, 21

Sul

Na terça-feira-feira a chuva começa a diminuir no Rio Grande do Sul, mas o céu continua bastante nublado, com temperaturas baixas conforme os ventos predominam do quadrante sul. Também não há previsão de chuva em boa parte do Paraná, mas já há um indicativo de aumento de nebulosidade. A chuva reduz na última semana de setembro e se torna bem irregular em Santa Catarina e no Paraná, e as temperaturas entram em elevação.

Sudeste

A previsão do tempo destaca para uma nova elevação nas temperaturas em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro por conta da condição de pré-frontal, ou seja, ventos mais quentes que vem do interior do Brasil. Ainda não há previsão de chuva. O tempo muda em meados da semana por conta da chegada de uma frente fria, que mesmo afastada, provoca chuva no leste paulista.

Centro-Oeste

Chove apenas no noroeste de Mato Grosso, com chances para trovoadas isoladas. Tempo seco e quente característico, com mais de 40°C em municípios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O tempo segue firme, sem chuva no primeiro dia da primavera e com temperaturas extremamente elevadas. Volta a chover na última semana de outubro.

Nordeste

De acordo com a meteorologia, a condição de baixa umidade do ar no interior da região e as altas temperaturas caracterizam os próximos dias no Nordeste Brasileiro. A chuva é muita fraca e restrita ao litoral.

Norte

Na terça-feira, a situação segue de trovoadas pela região Norte, com exceção dos Tocantins. Em Rondônia, céu encoberto com chuva a qualquer momento.