Diversos

FPA defende regularização fundiária no combate ao desmatamento

Membros da FPA se reuniram para debater estratégia da União Europeia de barrar importações de produtos em áreas de desmatamento

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) promoveu reunião para debater os efeitos da medida anuncia pela União Europeia, de proibir a importação de commodities de áreas desmatadas. Durante o encontro, o presidente da FPA, deputado federal Sérgio Souza destacou a regularização fundiária como forma de proteção dos biomas.

“Nosso dever de casa é proibir e punir quem comete esse crime do desmatamento ilegal, no entanto, nós temos que fazer as regras para deixar muito claro quem é que faz essa supressão de vegetação de forma ilegal ou legal. Enquanto nós não fizermos a regularização fundiária, não temos como identificar quem faz essa supressão dentro da lei”, destaca Souza.

Ainda de acordo com o parlamentar, o texto que trata da regularização de terras pode ser aprovado ainda neste ano no Senado Federal. “A percepção, tanto da Câmara como no Senado, é da necessidade de avançarmos nessa pauta para nós podermos avançar em outras subsequentes, das metas que nós aceitamos a nos submeter, como aquelas aprovadas na COP 26. Nós sabemos que temos que fazer o nosso dever de casa, o Senado Federal está ciente disso”.