Boi

RS: polícia apreende 240 bovinos sem procedência na fronteira oeste

Desse total, 59 animais foram reconhecidos como produto de furto e poderão ser retomados pelos proprietários na Justiça

bovinos apreensão polícia civil
Foto: Seadpr/divulgação

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, em conjunto com equipes da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpr), apreendeu 240 bovinos sem precedência. Batizada de Operação Colônia, a ação aconteceu na sexta-feira, 21, nos municípios de Bagé e Aceguá, na fronteira oeste.

Em Bagé, na propriedade rural de um dos investigados, agentes avaliaram 779 animais e descobriram que 59 deles tinham sido furtados. “Os animais reconhecidos pelas vítimas serão colocados à disposição do Judiciário para eventual restituição às vítimas, uma vez que o inquérito policial já foi encaminhado à justiça”, informa a pasta.

Outros 181 animais, que não tinham origem, também foram apreendidos e os donos têm 72 horas para comprovar a propriedade. “Caso isso não aconteça, os animais são encaminhados para abate sanitário”, completa o fiscal estadual agropecuário Francisco Lopes, coordenador da Operação Sentinela da Secretaria da Agricultura. Se apta para o consumo, a carne deve ser doada para instituições beneficentes.