Eleições

Eleições 2022: mais de 290 agricultores são candidatos

Deputado estadual é o cargo mais almejado, mas há quem busque se eleger governador.

A ser realizado no dia 2 de outubro, o primeiro turno das eleições gerais contará com candidatos que declararam à Justiça Eleitoral ter ocupação profissional relacionada à agropecuária. E entre as funções listadas, a de agricultores é a mais popular na disputa.

Dos quase 700 profissionais vinculados ao agro no pleito deste ano, 292* informaram — na hora de pedir o registro de candidatura — que trabalham como agricultores. E, conforme mostram os dados levantados pelo Canal Rural na plataforma disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eles querem ter vez no Legislativo e no Executivo.

Assim como ocorre com os pecuaristas, o cargo mais popular em disputa por quem se declarou agricultor é o de deputado estadual. Dos quase 300, 198 buscam ser eleitos para alguma das 26 assembleias legislativas espalhadas pelo país — além de um representante da profissão que se lança ao cargo de deputado distrital (referente ao Distrito Federal).

A caminho da Praça dos Três Poderes?

LDO, Congresso, Votação
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O poder Legislativo — mas na esfera federal — também pode contar com agricultores a partir de 2023. De todo o grupo da categoria que lançou candidaturas, 79 estão na briga para ocupar cadeiras da Câmara dos Deputados. Três estão como 1º suplentes de chapas — mesmo número de quem aparece como 2º suplente tendo a ocupação em questão.

Don Lotti, do Patriota do Piauí, é o único candidato que se declarou agricultor que tentará se eleger senador neste ano.

Agricultores em chapas do poder Executivo

eleições
Foto: Tribunal Superior Eleitoral

Agricultores também podem ser eleitos para trabalhar no poder Executivo no decorrer dos próximos quatro anos. Cinco são candidatos a vice-governador: Eliane Silva (Psol, Alagoas), Francisco Bita Tapeba (UP, Ceará), Anselmo de Jesus (PT, Rondônia), Francisco Wapichana (Psol, Roraima) e Laurez Moreira (PDT, Tocantins).

A lista de agricultores nas eleições 2022 se completa com dois integrantes do Partido da Causa Operária (PCO): Jairo Palheta e Adriano Trajano. Eles almejam ser eleitos governadores — pelo Amapá e pela Paraíba, respectivamente.

Outras profissões do agro na disputa eleitoral

vaca, leite, pecuária, médico veterinário, zootecnista - zootecnia
Foto: Embrapa Gado de Leite

Espalhados por todo o país, outros profissionais do agro estão nas eleições 2022 como candidatos. Há, por exemplo, pecuaristas, motoristas de veículos de transporte de carga, veterinários e agrônomos.

Os detalhes completos dessas candidaturas vinculadas à agropecuária estão em reportagem especial produzida pelo Canal Rural, que informa a divisão entre partidos e unidades federativas.

Para ler o material na íntegra, basta clicar aqui ou acessar o link abaixo.

Agro ‘acorda’ para a política e amplia número de candidatos

*A primeira lista divulgada pelo TSE indicava 289 agricultores como candidatos nas eleições 2022.