Tempo

Alerta máximo: veja na previsão do tempo quais estados devem sofrer com chuva intensa

Há risco de transtornos como alagamentos, inundações, queda de barreiras, deslizamentos de terra e encostas, aumento do nível dos rios e enchentes

https://youtube.com/watch?v=puoA5ICYdaA+

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deixa o tempo fechado com chuva muito volumosa e persistente em diversas áreas do Brasil.

A Climatempo alerta para transtornos como alagamentos, inundações, queda de barreiras, deslizamentos de terra e encostas, aumento do nível dos rios e enchentes.

Devem ser atingidos o sul e o oeste da Bahia, Espírito Santo, norte de Minas Gerais, norte de Goiás, sul do Tocantins e Distrito Federal.

O alerta máximo vai para os volumes e transtornos em áreas já vulneráveis e fragilizadas pelas últimas chuvas:

  • Vale do Rio Doce,
  • Vale do Jequitinhonha,
  • norte de Minas Gerais,
  • região de Linhares, no Espírito Santo,
  • de Porto Seguro a Salvador, na Bahia.

A precipitação aumenta no sul do Amazonas e do Pará, em Mato Grosso e em pontos de Rondônia.

Enquanto isso, a chuva é isolada em Mato Grosso do Sul e nas demais áreas das regiões Nordeste e Norte. A chuva diminui em São Paulo e o tempo aberto predomina.

Céu claro e pouca nebulosidade estão previstos para o Sul, onde é baixa a umidade do ar. Uma nova frente fria avança no final desta quinta-feira (15), favorecendo chuvas rápidas no litoral e extremo sul da região.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul deve persistir atuando até domingo (18), deixando o tempo muito instável, o que gera preocupação nas áreas do centro-norte do país.

Volta a chover no fim de semana em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, por conta do calor e umidade, além da ação da passagem de uma nova frente fria que avança pela costa das regiões Sul e Sudeste.