Tempo

Condições para formação de tornados no Sul continua, diz meteorologista

De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva prossegue nos três estados do Sul, com acumulados expressivos e ventos fortes

Um tornado foi registrado em Terra Rica (PR) nesta terça-feira, 1º. Considerando-o um fenômeno de baixa intensidade, a Somar Meteorologia estima que os ventos não tenham passado de 80 km/h. Os tornados tradicionais costumam ter ventanias acima de 110 km/h.

O fenômeno no Paraná é resultado de condições meteorológicas que favorecem tempestades no Sul do Brasil. Aliás, nesta quarta-feira, 2, segue a condição para chuva com rajadas acima de 70 km/h. “Não está descartada a possibilidade desses tornados e nuvens funil se formarem”, diz a meteorologista Desirée Brandt.

Na quinta-feira, 3, a área de baixa pressão atmosférica dá lugar um ciclone extratropical, que vai manter as condições de tempestade na região. A chuva diminui, mas não cessa, e se concentra entre o norte do Rio Grande do Sul e a metade sul do Paraná. Chove de maneira mais pontual no Sudeste e Centro-Oeste.

Já na sexta-feira, 4, as precipitações se espalham um pouco mais e atingem áreas do Matopiba, porém ainda de forma localizada e com baixos acumulados. As pancadas mais expressivas serão registradas entre o Sudeste e o Centro-Oeste.

Nos próximos sete dias, o Paraná pode receber mais de 100 milímetros de chuva; o meio-oeste de Santa Catarina, 80 milímetros; e o norte de São Paulo e Minas Gerais, mais de 70 milímetros. “A umidade do solo deve aumentar especialmente no Paraná, São Paulo e Triângulo Mineiro”, afirma Desirée.