Tempo

Excesso de chuva ainda atinge sul da Bahia e áreas produtoras em MT; veja previsão

Segundo a meteorologia há expectativa de redução no volume de águas no território baiano e de retorno das chuvas para o Sul

O destaque da meteorologia é o alto volume de chuvas em áreas de Bahia. A previsão destaca que não vai deixar de chover, mas há expectativa de redução dos volumes. Para a última semana do ano, ainda é esperado excesso de chuva em uma faixa que vai do sul da Bahia até a região Norte do país.

No último fim de semana, a chuva foi mais abrangente na Bahia, e acabou afetando café, pastagens e cacau em algumas áreas do estado onde o solo já estava encharcado.

Além do sul da Bahia, que foi bastante castigado no fim de semana do Natal, o excesso de chuva traz prejuízos para o Centro-Oeste, incluindo norte de Mato Grosso, onde algumas lavouras apodreceram por causa do alto volume de águas.

Segundo a previsão do tempo, a partir de quarta (29), a tendência é de diminuição da chuva no sul da Bahia, isso porque a umidade que vem da Amazônia, que tem alimentado os sistemas no sul do estado, deve migrar para o Sudeste, atingindo áreas do Espírito Santo e Minas Gerais.

Mais uma vez influenciada pela umidade que vem da Amazônia, a chuva pode chegar em maiores volumes ao sul do país. Após a virada do ano são esperados 15 mm em áreas do Rio Grande do Sul.

Para o Sul, o destaque até o fim desta semana é uma onda de calor. Nesta semana apenas o norte do Paraná registra chuva significativa, enquanto a temperatura se aproxima de 40 °C no interior do Rio Grande do Sul.

Segundo a previsão do tempo, a chuva volta com mais força ao Sul apenas no fim de janeiro, com volumes que podem ficar acima da média no Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.