Tempo

Tempestade subtropical, geada e neve: confira riscos para lavouras e atividades ligadas ao agro

Veja as condições meteorológicas previstas para esta semana

Ainda em formação na manhã desta terça-feira (17), o ciclone extratropical já foi reclassificado como tempestade subtropical Yakecan, de acordo com a Marinha. O nome significa “o som do céu”, em tupi-guarani. Essa tempestade coloca todo o Rio Grande do Sul em alerta máximo para ventos fortes e ressaca nas praias nas próximas 24 horas, com ventos de 110 km/h e ondas de até 4 metros.

A combinação das temperaturas baixas já registradas no estado com essas fortes rajadas de ventos intensificam ainda mais a sensação de frio e sensações térmicas negativas são observadas. De acordo com a Climatempo, a menor mínima registrada com chuva congelante na madrugada desta terça-feira foi em Bom Jardim da Serra, na serra catarinense, com -2,4 °C.

As atividades no porto de Rio Grande (RS) devem ser suspensas entre terça e quarta-feira (18). Além disso, há previsão de chuva acima de 50 milímetros no leste gaúcho ao longo da semana e eventual queda de neve nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nas próximas horas. Rajadas são esperadas também no centro-sul do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre e no sul de Santa Catarina, da ordem de 60 a 80 km/h. Na grande Curitiba, podem ficar entre 50 e 65 km/h. Ressaca pode atingir o litoral entre Rio Grande e Laguna (SC), com ondas de 2,5 a 4 m e geadas no centro-sul do Paraná.

Na quarta-feira, o frio intenso e a geadas atingirão Paraná, São Paulo, sul e sudoeste de Minas Gerais e sul de Mato Grosso do Sul, alcançando áreas produtoras de café arábica, cana-de-açúcar, laranja, feijão, milho, hortifrútis e pastagens.

Na quinta-feira (19), apesar de algumas simulações indicarem frio e geadas às portas do Distrito Federal e até mesmo no sul de Mato Grosso, a grande quantidade de nuvens deve impedir que o frio extremo alcance áreas tão ao norte do Brasil. Mesmo assim, não será estranho o aparecimento de geadas no sul de Goiás, Triângulo Mineiro, Cerrado e sul de Minas Gerais e norte de São Paulo.

A partir da sexta-feira (20), diminui a chance de geadas em áreas produtoras vulneráveis. É importante salientar a posição anômala do centro de alta pressão, muito distante das áreas produtoras. A geada somente acontece pela presença do forte ciclone extratropical no Rio Grande do Sul e a corrente de jato em uma posição favorável à queda acentuada de temperatura.

Para as principais áreas produtoras de café de Minas Gerais, estimam-se temperaturas de 2,5 °C em Patrocínio e Nova Resende; 2 °C em Campos Gerais; 0,5 °C em Três Pontas; 3,5 °C em Ibiraci; e 4,5 °C em Serra do Salitre. No estado de São Paulo, estimam-se 3 °C em Pedregulho; 5 °C em Franca; 2 °C em Garça e Caconde; e 4 °C em Altinópolis. No Paraná, a temperatura alcança 5,5 °C em Carlópolis; e 1 °C em Pinhalão e Ibaiti.

Nas áreas de milho do Paraná, a temperatura alcançará 2 °C em Toledo e Ubiratã; e 1 °C em Francisco Beltrão (PR). Estimam-se ainda 3 °C em São Miguel do Iguaçu; 2,5°C em Cascavel e Assis Chateaubriand; e 1,5 °C em Pato Branco. Além disso, em Itapeva (SP), a temperatura mínima deve ser de 2,5 °C; 3 °C em Casa Branca (SP) São Gabriel do Oeste (MS), Itaberá (SP) e Ponta Porã (MS); 4 °C em Coromandel (MG), Sacramento e Perdizes; 2,5 °C em Maracaju (MS); e 5,5 °C em Dourados (MS).

Em Goiás, estimam-se 4 °C em Rio Verde; 2,5 °C em Jataí; 4,5 °C em Montividiu; 3 °C em Mineiros; e 5 °C em Cristalina. Nas áreas de cana-de-açúcar, estimam-se temperaturas mínimas de 2,5 °C em Jacarezinho (PR) e em Morro Agudo (SP); 4 °C em Tapejara (PR), Nova Alvorada do Sul (MS) e Uberaba (MG); 3 °C em Mineiros (GO), Guaíra (SP), Rio Brilhante (MS) e Rondon (PR); 4,5 °C em Goiatuba (GO), Barretos (SP), Conceição das Alagoas (MG) e Quirinópolis (GO); 3,5 °C em Costa Rica (MS); e 5 °C em Frutal (MG).