Chuva aumenta umidade do solo nas áreas de pastagens do Centro-Sul

Mesmo com a melhora nas condições nutricionais das pastagens, a produção de leite, tanto no Sudeste quanto no Centro-Oeste, continua aquém do idealAs chuvas que incidem em quase toda a região Centro-Sul do Brasil nas últimas semanas possibilitam a elevação e manutenção da umidade do solo, mesmo que de forma parcial. Assim, as pastagens nativas e de verão começam a rebrotar e a se desenvolver com maior facilidade, permitindo uma melhora nas condições alimentares dos animais, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. No entanto, as pastagens ainda não se encontram em plenas condições para suportar toda a demanda nutricional dos anim

Mesmo com a melhora nas condições nutricionais das pastagens, a produção de leite, tanto no Sudeste quanto no Centro-Oeste, continua muito aquém do ideal. Somente no Sul é que a produção se mantém estável e com bons volumes, já que as pastagens de inverno ainda continuam no campo, dando suporte à alimentação dos rebanhos.

Muitos produtores já iniciaram os novos plantios das pastagens de verão, bem como a realização dos tratos culturais nas pastagens nativas, elevando a oferta de alimento para o gado. No Nordeste, as condições das pastagens ainda são muito ruins, porque o tempo está seco há vários meses no interior da região.

Quando chove no Nordeste, os volumes não são suficientes para elevar os níveis de umidade no solo e dar condições ao desenvolvimento das pastagens. Assim, a oferta de alimento ainda é extremamente baixa, mantendo a produção de leite em patamares muito baixos. A previsão não é muito animadora para a região, pois só deve chover de forma mais significativa no sul da Bahia nos próximos dias por conta do avanço de uma frente fria que está agora no Sudeste.

>> Leia mais notícias sobre pastagens