Cotações dos ovos recuam pelo terceiro mês consecutivo

Desvalorização chegou a 8,5% para o tipo extra branco, em São PauloOs preços dos ovos caíram em junho, pelo terceiro mês seguido. Segundo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse cenário contraria a expectativa inicial do setor de que a Copa do Mundo e as temperaturas mais amenas elevassem o consumo de alimentos que contêm o produto.

• Leia mais sobre o setor

Segundo o Cepea, com a realização do evento no Brasil, escolas da rede pública anteciparam as férias escolares, o que reduziu o consumo de merenda. Além disso, os feriados deste mês e a redução do expediente de trabalho durante os dias de jogos diminuíram o tempo de negociação e prejudicaram a logística e o transporte. Mesmo a tradicional demanda das festas juninas foi tímida neste ano.

Como resultado, a oferta de ovos vem superando cada vez mais a quantidade demandada e, em algumas regiões, são registradas sobras do produto branco. A desvalorização chegou a 8,5% para o tipo extra, branco, para retirar em Bastos (SP), com a caixa com 30 dúzias cotada a R$ 56,00 na sexta, dia 27.