MDA recebe entidades para discutir aumento recorde nas importações de leite Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PLEITO

MDA recebe entidades para discutir aumento recorde nas importações de leite

Abraleite considera importações do Mercosul "predatórias" à cadeia produtiva brasileira, que abrange 99% dos municípios do país

Uma reunião realizada no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em Brasília, no gabinete do ministro Paulo Teixeira, teve como foco a discussão do Grupo de Trabalho do Leite (GT do Leite), que abordou questões relacionadas à cadeia do leite no Brasil, englobando temas como preços, produção e logística.

Participaram do encontro a secretária de Agricultura Familiar e Agroecologia do MDA, Patrícia Vasconcelos Lima, o secretário da Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do MDA, Milton José Fornazieri, além de membros de entidades do setor, como Abraleite, FPPL, CNA, OCB, Contag, Unicafes e Embrapa Gado de Leite.

Em pauta, esteve a situação das importações provenientes do Mercosul (especificamente da Argentina e do Uruguai), que a Abraleite considerou serem “predatórias”. Conforme a entidade, desde agosto de 2022, as importações têm aumentado significativamente, alcançando recordes a cada mês desde março deste ano. O setor diz que tal cenário tem prejudicado a cadeia produtiva do leite, provocando a inviabilização de milhares de pequenos produtores, cooperativas e laticínios.

No país, a produção de leite é realizada em 99% dos municípios brasileiros.

Durante os debates, que contaram com Geraldo Borges, presidente da Abraleite, foram discutidas maneiras de frear as importações e de viabilizar compras governamentais de leite produzido no Brasil, como medidas emergenciais de curto prazo. Além disso, foram abordadas outras ações de médio e longo prazo para uma melhor estruturação da cadeia produtiva.

Segundo a Abraleite, “há uma expectativa de que o governo federal aja de maneira emergencial pela necessidade de solução urgente”.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile