Prazo para vacinação contra febre aftosa termina nesta terça no Rio Grande do Sul

Criadores de bovídeos que não retirarem as doses exigidas serão multadosEncerra-se nesta terça, dia 31, o prazo para a vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul (RS). Criadores de bovídeos ? bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos ? que ainda não imunizaram seus animais têm até as 18h para aplicar as doses.

A meta da Secretaria da Agricultura do Estado é vacinar 95% dos cerca de 14 milhões de animais. Segundo o chefe do serviço de doenças vesiculares da secretaria, Fernando Groff, se esse percentual for atingido, indica que tudo está dentro do previsto, mesmo com o aquecimento do setor agropecuário, que está gerando aumento do rebanho no RS.

? Até o momento, não tivemos problema ? comentou Groff.

A regional de Alegrete (RS), composta por sete municípios, atingiu até essa segunda, dia 30, 66,1% de animais vacinados. Mas a supervisora da regional de Alegrete da secretaria, Paula Devincenzi, lembra que os criadores têm até 5 de junho para fazer a entrega da nota fiscal da vacina na inspetoria do município e que esse percentual deverá ficar acima dos 90%. Em 2010, o índice na primeira etapa ficou em 96,04%.

Das 14 milhões de doses disponibilizadas pelo Estado, 4,5 milhões são doadas aos produtores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). As 9,5 milhões de doses restantes são voltadas aos grandes produtores e devem ser pagas.

Com a meta atingida, o Estado deve manter o status sanitário de livre da aftosa com vacina. A partir desta quarta, dia 1, até o dia 30 de junho, a Secretaria da Agricultura iniciará a fiscalização nas propriedades para identificar e autuar proprietários que não aplicaram as doses.