Política

China diz ter chegado a consenso sobre primeira fase de acordo comercial

As negociações com os Estados Unidos ocorrem pouco mais de duas semanas antes para o aumento de tarifas entre os dois países, programado para o dia 15 de dezembro

As Conversas entre China e EUA acontecem pouco mais de duas antes do aumento de tarifas. Foto: Andrea Hanks/ White House

O vice-premiê chinês e líder das negociações com os Estados Unidos, Liu He, conversou por telefone com o representante de Comércio norte-americano, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro do país, Steve Mnuchin, sobre as principais preocupações envolvendo o acordo comercial entre os dois países.

“Os dois lados discutiram como resolver as principais preocupações um do outro, chegaram a alguns consensos sobre como solucionar problemas relacionados e concordaram em manter comunicação sobre questões ainda pendentes nas negociações do acordo de primeira fase”, afirma o ministério do Comércio da China em comunicado publicado em seu site.

Segundo o governo chinês, o ministro do Comércio, Zhong Shan, o presidente do Banco do Povo da China, Yi Gang, e o vice-diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, Ning Jizheng, estavam presentes durante o telefonema.

As conversas ocorrem faltando pouco mais de duas semanas para o aumento de tarifas entre os dois países programado para o dia 15 de dezembro. A China argumenta que deseja a suspensão de todas as taxas assim que o primeiro acordo for assinado, mas o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou que tal condição seria atendida, apesar de dizer que as conversas entre as duas nações estão “indo bem”.

Nova call to action