Conab vai ficar no MDA, diz presidente do PT Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Política

Conab vai ficar no MDA, diz presidente do PT

Apesar de apelo do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a Conab deve ficar no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

Presente na cerimônia de posse do novo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), confirmou a manutenção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no MDA.

“É uma alegria voltar a termos o MDA agora com a Conab junto”, disse Gleisi Hoffmann.

A presidente do PT ainda afirmou que sem o apoio dos trabalhadores do campo e dos movimentos sociais do campo, Lula não teria “chegado até aqui”.

“Sem vocês não tínhamos chegado até aqui. Quando ninguém acreditava, tínhamos a militância que não baixava a cabeça. Viva o campo e os trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro”, disse Gleisi.

Na posse, Paulo Teixeira também disse que a Conab ficará na pasta dele e negou uma gestão compartilhada com o Ministério da Agricultura.

Teixeira afirmou que já conversou com o novo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, sobre a permanência da Conab sob a estrutura do MDA.

“Eu disse a ele que todos programas da agricultura empresarial serão mantidos e integrados. Temos grande orgulho e responsabilidade de ter Conab sob a guarda do MDA para garantir abastecimento de alimentos a todos brasileiros”, afirmou.

O Ministério da Agricultura de Jair Bolsonaro (PL) foi dividido em três pastas no novo governo: Agricultura e Pecuária (Mapa); Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; e Pesca.

No novo desenho, a Conab e o Incra foram para o MDA.

A Conab é responsável por acompanhar as safras brasileiras e pela gestão de estoques públicos de alimentos.

Sair da versão mobile