Eleições

Governador Mauro Mendes sinaliza que pretende manter Fethab Adicional

Mauro Mendes foi reeleito em primeiro turno com 68,45% dos votos em Mato Grosso

Mauro Mendes (União), governador reeleito em Mato Grosso com 68,45% dos votos, sinalizou que pretende manter o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) Adicional. A vigência da cobrança encerra em 31 de dezembro.

Mendes recebeu mais de 1,1 milhão de votos. O estado conta com 2.469.414 eleitores.

Quando 82% das urnas apuradas no estado Mauro Mendes já havia sido considerado reeleito, ao lado do vice Otaviano Pivetta (Republicanos).

Um dos pontos a serem enfrentados pelo governador mato-grossense reeleito no início da nova gestão é a discussão a respeito da continuidade do Fethab Adicional.

De acordo com Mendes, desde a criação do Fethab não se havia visto tamanhos investimentos em infraestrutura de logística no estado.

“O ano passado fechamos o ano investindo na infraestrutura de Mato Grosso mais dinheiro do que o Fethab arrecadou. Agora, se falarem para mim que não querem mais fazer estradas, ok. Pode acabar com o Fethab, mas não vai ter mais estradas em Mato Grosso. Porque com esse dinheiro e um pouco mais é que o governo está conseguindo”, declara Mendes.

O governador lembra que Mato Grosso possui o maior programa de infraestrutura do país. “Não tem ninguém no Brasil que faz tanta estrada como Mato Grosso. Porque estamos aplicando o valor do Fethab e aplicando mais.

Mauro Mendes e desafios logísticos

Além da continuidade do Fethab Adicional, os próximos quatro anos serão marcados por outros desafios para a gestão do governador reeleito em Mato Grosso.

A logística é um deles, em especial no que diz respeito a BR-163 e a expansão da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) de Rondonópolis até Cuiabá e a Lucas do Rio Verde.

“O governo federal não estava conseguindo dar uma solução para a BR-163. O governo está assumindo para si uma obrigação que era do governo federal e vamos dar conta desse recado antecipando muitas obras. Não esperando aí cinco anos de braços cruzados, como teríamos de ficar se seguisse o caminho da relicitação”, afirma Mendes.

Mauro Mendes governador reeleito em Mato Grosso foto Canal Rural Mato Grosso
Foto: Canal Rural Mato Grosso

Distribuição de recursos para os municípios

O sistema de distribuição de recursos do Governo de Mato Grosso entre os municípios é, também, um outro ponto de embate entre Mauro Mendes e o setor produtivo, que pontua que tais recursos não estariam sendo aplicados de maneira correta ou com certa morosidade.

Segundo Mauro Mendes, o recurso utilizado é oriundo da Fonte 100 do estado e está sendo aplicado para proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas que vivem nas cidades.

Mato Grosso não pode se resumir só a estradas, pontes, que são importantes, mas você tem que cuidar da vida urbana das pessoas. Ali no bairro as pessoas querem asfalto, melhorar a infraestrutura urbana. Tudo isso faz parte de uma ação correta que o governo está fazendo de arrecadar o dinheiro. Aplicar em todas as áreas atendendo todos os cidadãos nas diversas áreas e demandas que eles têm”, salienta.

Resultado das urnas

Sobre o que se viu nas urnas, Mendes diz que o resultado mostra que a população compreendeu o trabalho que vem sendo feito no estado.

“Democracia é isso. É a vontade da maioria. Estamos aí com a ampla maioria aprovando o governo através da maior democracia que existe que é o processo eleitoral. Vamos continuar trabalhando na mesma linha, com mais intensidade, porque serão os últimos quatro anos da minha vida que eu serei governador de Mato Grosso. Começamos em grande estilo e de Deus quiser vamos terminar em grande estilo”.

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real