Eleições

Lula vai a 47% das intenções de voto no 1º turno, aponta Ipec

Candidato à reeleição, Jair Bolsonaro aparece com 31%

O ex-presidente Lula (PT) oscilou um ponto para cima no levantamento de intenção de voto para a Presidência da República divulgado na noite de segunda-feira (19) pelo Ipec. Desta vez, ele aparece com 47%. Na semana anterior, havia alcançado 46% no cenário de primeiro turno.

Candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) permanece isolado na segunda colocação. No comparativo entre as pesquisas realizadas no intervalo de uma semana, o atual presidente ficou estável: 31% das intenções de voto em ambos os casos.

Além de Lula e Bolsonaro, apenas outros três candidatos pontuaram no mais recente levantamento do Ipec: Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) — eles têm 7%, 5% e 1% das intenções de voto, respectivamente. Felipe D’Avila (Novo), José Maria Eymael (Democracia Cristã), Leonardo Péricles (Unidade Popular), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram.

Na pesquisa sobre voto no primeiro turno, brancos e nulos representam 5%. Não sabem ou não responderam são outros 4%.

Empates técnicos

urna votação eleição eleições - pecuaristas
Foto: Agência Brasil

Com a margem de erro propagada pelo instituto sendo de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Ciro Gomes e Simone Tebet estão empatados tecnicamente na terceira colocação. A emedebista, por outro lado, também aparece tecnicamente empatada com Soraya Thronicke, que por sua vez está empatada tecnicamente com o grupo que zerou.

2º turno entre Lula e Bolsonaro

datafolha - lula e bolsonaro
Fotos: Agência Brasil

O Ipec apresentou a projeção de um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro. O petista apareceu com 54% (um ponto percentual a mais do que o registrado na semana anterior). O candidato à reeleição teve 35% (um ponto percentual a menos em relação ao levantamento anterior). Brancos e nulos são 8% e não sabem ou não responderam 3%.

Dados da pesquisa Ipec

urna eletrônica
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A mais recente pesquisa de intenção de voto para presidente da República da empresa Inteligência em Pesquisa e Consultoria, o Ipec, foi realizada mediante contratação do Grupo Globo, que pagou R$ 347.659,06. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00073/2022.

A equipe do instituto de pesquisa garante ter entrevistado 3.008 eleitores em potencial (pessoas com 16 anos ou mais) durante os dias 17 e 18 de setembro. As entrevistas, segundo propagado pela empresa, foram realizadas em somente 181 municípios (sendo que o Brasil conta com 5.568 cidades).

Tanto no primeiro quanto no segundo turno, a margem de erro definida é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Por fim, o nível de confiança é de 95%, o que representa, de acordo com o próprio Ipec, a porcentagem de os números apresentarem a realidade, dentro da margem de erro.