Eleições

Pesquisa eleitoral indica segundo turno entre Lula e Bolsonaro

Petista tem 44% das intenções de voto contra 32% do candidato do PL, aponta Ipec

Divulgado na noite de segunda-feira (29), o mais recente levantamento de intenção de voto para presidente da República realizado pelo Ipec indica a realização de segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Eles aparecem com 44% e 32% das intenções, respectivamente.

Entre os dois mais bem colocados, o cenário de primeiro turno é similar ao apresentado pelo Ipec há 15 dias. Na ocasião, o petista aparecia na liderança, com os mesmos 44% de intenção de voto. Assim como o seu adversário, o atual presidente — e que busca a reeleição — apareceu com o mesmo ponto percentual de agora: 32%.

Encomendado pela Rede Globo de Televisão, que desembolsou R$ 231.156,29, o levantamento de agora exibe a simulação de um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Nessa possibilidade de embate eleitoral, o candidato do PT tem 50% das intenções de voto, o membro do PL surge com 37%. Brancos & nulos somam 9% e não sabem (ou não responderam) são 4%.

Avanço de Bolsonaro no cenário de segundo turno

bolsonaro, marco temporal
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

No comparativo com o levantamento anterior, Jair Bolsonaro avançou dois pontos percentuais no cenário de segundo turno, indo de 35% para 37% — oscilação dentro da margem de erro divulgada pelo Ipec, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos em qualquer um dos cenários divulgados ontem.

Lula, por sua vez, oscilou um ponto para baixo na comparação com a última pesquisa divulgada pelo Ipec sobre um eventual segundo turno. Agora com 50%, ele aparecia com 51% das intenções de voto no material apresentado à imprensa em 15 de agosto.

Somente outros três candidatos pontuam

eleições
Foto: Tribunal Superior Eleitoral

O Brasil conta com 12 candidatos à Presidência da República neste ano. Porém, além de Lula e Bolsonaro, apenas outros três postulantes ao Palácio do Planalto pontuaram na atual pesquisa do Ipec:

  • Ciro Gomes (PDT) — 7%;
  • Simone Tebet (MDB) — 6%;
  • Felipe D’Avila (Novo) — 1%.

Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera (PSTU) não alcançaram 1% das intenções de voto. Brancos e nulos são 7% — mesma pontuação do terceiro colocado, Ciro Gomes. Além disso, não sabem ou não responderam são outros 6%.

Amostragem da pesquisa do Ipec

ipec - logo
Foto: divulgação

O levantamento realizado pelo grupo Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), que era a antiga divisão de pesquisas eleitorais do Ibope, afirma ter entrevistado exatamente duas mil pessoas, de 16 anos de idade ou mais, espalhadas em 128 municípios das 27 unidades federativas do Brasil. As entrevistas foram realizadas de 26 a 28 de agosto.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01979/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com o intervalo de confiança sendo de 95% — o que significa que, para o instituto, a probabilidade de os resultados apresentados, levando-se em consideração a margem de erro, se repetirem é de 95 vezes em 100 tentativas.