Governo federal entrega ex-fazenda da Embrapa ao MST neste sábado Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

POLÍTICA

Governo federal entrega ex-fazenda da Embrapa ao MST neste sábado

Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social participa da oficialização de um assentamento em Ponta Grossa, no Paraná

MST, Valmir Fernandes, Ponta Grossa, Paraná, ministro
Foto: Valmir Fernandes

Neste sábado (16), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participa da entrega oficial de uma ex-fazenda da Embrapa para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Ponta Grossa, no Paraná.

Em agosto de 2003, 180 membros do MST invadiram a fazenda, que tem 618 hectares.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Embrapa chegaram a um acordo após a invasão, no qual a área seria utilizada para acomodar temporariamente os invasores que estavam às margens das rodovias.

Dois anos depois, entretanto, o que era para ser provisório virou definitivo. Na época, a Embrapa vendeu a área ao Incra por R$ 5,4 milhões em títulos de dívida agrária.

O superintendente do Incra no Paraná, Nilton Bezerra Guedes, também estará presente.

Wellington Dias participa do evento poucos dias depois de o MST invadir uma fazenda em Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte, e uma área da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Juazeiro, na Bahia.

O MST invadiu uma unidadhttps://www.canalrural.com.br/politica/inaceitavel-diz-embrapa-sobre-invasao-de-mst-em-unidade/e de pesquisa da Embrapa em Pernambuco em abril de 2023. No entanto, os invasores abandonaram o local dois dias depois.

Sair da versão mobile