‘China não está interessada nas terras e sim nos produtos agrícolas do Brasil’

Para o comentarista Miguel Daoud, a venda de terras vai contra o modelo agropecuário brasileiro e prejudica os pequenos produtores

O projeto de lei que pretende facilitar a aquisição de terras brasileiras para estrangeiros segue gerando polêmica entre produtores de todo o país. Para o comentarista do Canal Rural, Miguel Daoud, a iniciativa não trará benefícios para o Brasil.

“A China não quer nossas terras. Ela quer nossa soja, nosso milho, nossa carne. Os chineses não estão interessados em entrar em uma aventura de ser produtora no Brasil. Além disso, eles não estão dispostos a enfrentar os problemas típicos da nossa produção, como intempéries da natureza, câmbio elevado, infraestrutura precária. Eles não querem assumir tudo isso e sim comprar a ‘coisa’ pronta. Por isso acredito que o estrangeiro não está interessado nas nossas terras”, afirma Daoud.

Ainda segundo o comentarista, caso venha a ser autorizada, a venda de terras para estrangeiros pode beneficiar grandes produtores em detrimento dos pequenos.  “Esse projeto vai contra o modelo agropecuário do Brasil. Quem produz alimento é o pequeno produtor, eles quem ajudaram a controlar a inflação no passado”, destaca o comentarista.