Tempo

Chuva com mais de 100 mm anima produtores de milho em MS e PR

Os acumulados de chuva passaram dos 100 milímetros em 24 horas em algumas localidades do Paraná

A chuva que estava atrapalhando a colheita da soja no Rio Grande do Sul chegou para o milho segunda safra do Paraná. Segundo a previsão do tempo, os acumulados passaram dos 100 milímetros em 24 horas em parte do estado e choveu forte também em algumas cidades de Mato Grosso do Sul como é o caso de Itaquiraí que registrou 105 milímetros. Essa chuva renova a aposta do milho segunda safra diante das dificuldades climáticas que a safra de verão passou. De acordo com o Deral, o milho já está 94% instalado no Paraná.

Além disso, outro destaque do tempo será uma grande amplitude térmica, com madrugadas mais frias no Sul, com mínimas previstas de até 9°C nos pontos mais altos, e tardes de calor. “Grande parte das sementes já germinou e o aumento da amplitude térmica até ajuda o desenvolvimento inicial das lavouras”, diz Celso Oliveira, meteorologista da Climatempo. Ainda chove neste fim de semana em áreas do centro e leste do Paraná e em boa parte de Mato Grosso do Sul, com exceção do oeste do estado. Na virada do mês temos mais episódios de chuva com volumes de até 80 milímetros acumulados. No entanto, não podemos deixar de ressaltar que, por termos um outono de La Niña, a tendência é das chuvas ficarem abaixo da média no centro-sul do país e o milho segunda safra pode enfrentar algumas dificuldades.

O sábado (26), será marcado pelo avanço da frente fria e aumento da chuva e temporal em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Por conta desse sistema, mais instabilidades em altos níveis de calor e umidade, previsão de chuva forte com tempestades nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Há risco de rajadas de vento, chuva forte e trovoadas. Em áreas do oeste de Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul, o avanço de uma massa de ar seco e fria que vem na retaguarda da frente deixa o céu claro, com poucas nuvens, mas as temperaturas diminuem e faz frio.

Volta a chover em Goiás e Minas Gerais, mas são pancadas isoladas e irregulares, com baixos volumes. A chuva continua volumosa com períodos de céu nublado entre a costa do Pernambuco até o Amazonas, mas os maiores volumes devem ocorrer agora na região Norte, com destaque para Amazonas e Rondônia. Tempo firme entre o leste de Minas Gerais e Bahia e também na costa fluminense.