Mercado e Cia

Oferta de crédito rural está em risco com crise econômica, diz consultor

Segundo Mendonça de Barros, em momentos de recessão, é comum que o sistema bancário se retraia e as taxas de juros fiquem mais altas

A crise econômica gerada pela pandemia de coronavírus pode afetar a oferta de crédito rural em 2020, de acordo com o sócio-diretor da MB Associados, Alexandre Mendonça de Barros. “É comum nessas recessões, quando há muita dificuldade de enxergar o futuro, que o sistema bancário se retraia, tornando-se muito seletivo, e que a taxa de juros suba ante o risco”, comenta.

Apesar disso, Mendonça de Barros afirma que a percepção do mercado financeiro é de que o agronegócio, de forma geral, vive um momento. “Então se é para emprestar, que seja para o agro, eles dizem”.

O agro vai bem?

O consultor destaca que existem duas categorias de produtos com realidades de preço distintas, os alimentícios e os não-alimentícios, como álcool, flores e borracha. “Estes últimos, neste momento, têm sofrido”, afirma.

Mas os alimentos estão vivendo um bom momento em termos de demanda, segundo Mendonça de Barros. “Seja aqui, seja no mundo. Estamos batendo recordes de exportações. Em algumas cadeias teremos lucro, o que permite aumento do financiamento próprio [com recursos próprios].”, complementou.

Diante das incertezas quanto ao crédito vindo dos bancos, o especialista recomenda ao produtor atenção redobrada aos negócios. “Cuidem do caixa, com muito carinho, esse pra mim é o grande recado. E aproveitem esses preços excepcionais que a gente está vendo, naquelas cadeias que podem tomar proveito disso”, diz.