Mercado e Cia

‘Plano Safra 2021/22 deve ter juros e volumes parecidos com os atuais’

O comentarista Benedito Rosa afirma que o governo federal não deve ter espaço no orçamento para ampliar os recursos destinados à equalização do crédito rural

O Conselho de Política Monetária (Copom) manteve a taxa básica de juros, Selic, no patamar de 2% ao ano. Produtores têm se questionado se diante desse cenário há espaço para juros menores no Plano Safra 2021/2022. Porém, o comentarista Benedito Rosa tem uma má notícia: é bem provável que não.

Segundo o comentarista, que é ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, o orçamento do governo federal para 2021 não deve ter espaço para que mais recursos sejam destinados à equalização do crédito rural oficial.

Benedito Rosa afirma que o cenário econômico é nebuloso, já que nem o Orçamento para 2021, nem a PEC emergencial saíram do papel ainda.

“Os depósitos à vista animam, mas captação de recursos privados, não. As taxas de juros a serem anunciadas no Plano Safra 2021/2022 não deverão ser muito diferentes das atuais”, pontua.