Café

Café: irmãs criam iniciativa para promover empoderamento feminino na lavoura

As irmãs Julia e Nadia Nasr auxiliam no fomento de torrefação para produtoras de café especial de todas as regiões do Brasil

Uma iniciativa de duas jovens mulheres, as irmãs Júlia e Nadia Nasr criaram em 2019 o Café Por Elas. As jovens compram os cafés de produtoras rurais de todo o Brasil, com o objetivo de promover o empoderamento feminino no setor.

Julia conta como a iniciativa começou. “Nossa mãe começou trabalhar com café há mais de 30 anos e nos encantamos pelo café e junto com minha irmã começamos a fazer um trabalho de melhoria na nossa fazenda. Hoje em dia, além de trabalharmos na produção rural também temos uma torrefação em São Paulo, que é onde torramos os grãos de café da nossa propriedade e de outras produtoras rurais de diversas regiões do Brasil”, conta.

Nadia diz que o programa busca apoiar o trabalho de outras produtoras rurais. “Sempre tivemos relação com a produção e quando montamos a torrefação a nossa intenção era justamente fomentar o trabalho de outras produtoras. Fomos de boca em boca procurando outras produtoras. Utilizamos as redes sociais para divulgação e recebemos muitos retornos e graças a isso hoje em dia conseguimos nos manter próximas e criar vínculos.

As irmãs ainda explicam que utilizam outros métodos para a melhoria no sabor do café. “Trabalhamos na qualidade do grão ainda na fazenda utilizando componentes orgânicos e na torra desenvolvemos perfis diferentes para cada grão que recebemos. Para cada perfil existe um método de extração para cada tipo, alguns sendo melhores para café expresso ou coado, sempre enaltecendo as características sensoriais do produto”, explicam.