Mercado e Cia

'Câmbio e baixa oferta aumentam custo e tiram rentabilidade do produtor'

“Estamos brincando com o que temos de mais importante: a agropecuária”, afirma o comentarista Miguel Daoud

Depois de um ano com demanda aquecida e preços atrativos, os produtores de suínos em Mato Grosso começam 2021 com incertezas e preocupações. O principal motivo é o custo de produção.

‘Os desajustes econômicos estão tirando a paridade da moeda, ou seja, você tem uma alteração desproporcional de preço em decorrência de medidas econômicas e situações que foram criadas em função da pandemia”, afirma o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud.

E em meio a condições econômicas complicadas, quem mais sofre impacto é o pequeno e médio produtor rural, garante Daoud. “Estamos vivendo um momento de pandemia agravado, os nossos parlamentares estão discutindo eleições, e medidas que devem ser tomadas não são tomadas. Não vamos ter auxílio emergencial, então não vamos ter demanda, e consequentemente, vamos ter um processo inflacionário agravado por este custo”, diz.

“Estamos brincando com o que temos de mais importante: a agropecuária. As pessoas estão em busca de comida, mas vamos produzir a custos exorbitantes”, completa.