Tempo

Chance de invernada aumenta e deve persistir até o fim do mês

Nos próximos cinco dias, as características da invernada serão presentes em áreas de Minas Gerais, Goiás e sul da Bahia

A previsão do tempo ainda indica chuva forte para o Sudeste. A formação de uma frente fria na altura da costa da região, associada com áreas de instabilidade reforçam o volume das precipitações, especialmente a partir do fim de semana.

Para o início da próxima semana, o destaque fica para a formação de uma invernada, período prolongado de bastante chuva, com nebulosidade e pouca insolação. “O clima não fica frio, mas a temperatura não consegue subir devido ao mau tempo”, explica Desirée Brandt, meteorologista da Agroclima.

Nos próximos cinco dias, as características da invernada serão presentes em áreas de Minas Gerais, Goiás e sul da Bahia, onde a temperatura tende a ficar mais amena. “Isso indica a ocorrência de chuva mais persistente. Enquanto isso, no Sul, tem previsão de chuva para o início da próxima semana, mas serão volumes fracos e devem acontecer de forma passageira”, diz Desirée.

Até quando vai a invernada?

Segundo a meteorologista, o cenário de clima mais chuvoso e baixas temperaturas em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Norte deve persistir até o fim deste mês. “Entre 23 a 27 de dezembro, até 100 mm são previstos desde o Espírito Santos até a metade sul do Pará. Nesse mesmo período, as temperaturas ficam amenas no Sudeste e Centro-Oeste do brasil, indicando a persistência da invernada”, finaliza.