Política

China anuncia novas leis de segurança e tensão política com EUA aumenta

O projeto permite ao Congresso Nacional do Povo fazer uma legislação com o objetivo de parar atividades subversivas e a interferência estrangeira em Hong Kong

O mercado acompanha o aumento da tensão política entre os Estados Unidos e China, após Pequim anunciar que vai impor novas leis de segurança nacional em Hong Kong- que atualmente é território autônomo. O projeto permite ao Congresso Nacional do Povo fazer uma legislação com o objetivo de parar atividades subversivas e a interferência estrangeira.

A medida vai ser analisada na sessão anual do governo chinês que começa nesta sexta-feira, 22, e expectativa é que que seja aprovada na próxima semana. Em resposta à Pequim, o presidente Donald Trump afirmou que haverá uma ‘reação muito forte’ do país norte-americano se a China aplicar uma nova lei de segurança nacional em Hong Kong.

Além disso, senadores dos EUA estão introduzindo no Congresso um projeto de lei bipartidário que vai aplicar sanções à funcionários e entidades ligadas ao Partido Comunista da China em caso de aplicação das novas leis de segurança em Hong Kong. A legislação proposta também penaliza bancos que negociam com tais entidades.

Segundo analistas, a tensão entre as duas potências refletiu no mercado agrícola e os contratos futuros da soja recuaram mais de 1% no pregão desta quinta-feira, 21.