Diversos

Chuva mais forte volta ao Sudeste e pode chegar a 200 mm

A formação de duas Zonas de Convergência do Atlântico Sul deixa o tempo mais chuvoso na primeira quinzena de dezembro

A primeira metade de dezembro será marcada por maior volume de chuvas no centro e Norte do Brasil. Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) forma um corredor de umidade que vai do Sudeste até o Norte.

“A umidade provocou chuva que atingiu o interior de Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia, o que favoreceu regiões produtoras de café”, destaca Desirée Brandt, meteorologista da Agroclima.

A previsão do tempo diz que a tendência é de aumento da umidade do solo para os próximos dias. Nesta quinta (2), a frente fria que está na altura da Bahia deixa o céu mais carregado, e pode haver chuva em uma faixa que vai desde o sul baiano até a região Norte.

“Na retaguarda da frente fria tem a presença de ar mais seco, que impede a formação de nuvens de chuva no Sul, áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul”, complementa a meteorologista.

Os próximos sete dias devem ter chuvas que podem passar de 100 mm em Minas, sul da Bahia, Mato Grosso e região Norte.

“As precipitações voltam a ganhar força no Sudeste após a formação de uma nova ZCAS. A partir do dia 8 de dezembro, pode chover até 200 mm em áreas de Minas Gerais, devido á configuração da zona de convergência. A chuva acontece também no Norte do país”, finaliza a meteorologista.