Tempo

Chuvas podem chegar a 70 milímetros em dois estados do Sul

A previsão do tempo chama atenção para as temperaturas que podem chegar abaixo de zero no Sul com friagem entre o Centro-Oeste e Rondônia

Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil e deve trazer chuvas de 70 milímetros entre o norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. O sistema não tem força o suficiente para levar umidade para as lavouras do Paraná, Mato Grosso do Sul e Sudeste. Há previsão apenas de chuva fraca na faixa leste do Paraná e de São Paulo. As projeções climáticas mais estendidas só estão indicando algumas pancadas para áreas de milho no fim de maio, o que preocupa demais os produtores rurais.

Para a sexta-feira, 7, chama a atenção a entrada de uma massa de ar de origem polar que vai derrubar as temperaturas e as mínimas previstas podem ficar abaixo dos 3°C em alguns pontos do sul do Brasil. Os meteorologistas da Somar não descartam a chance de geadas em alguns pontos isolados em áreas de milho. Vamos ter até o fenômeno da friagem atingindo parte de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia trazendo temperaturas máximas e principalmente mínimas mais baixas.

“Entre os dias 7 e 8, as mínimas vão ficar em torno dos 16°C na região de Vilhena, em Rondônia”, diz Desirée Brandt, meteorologista da Somar. O frio acentuado pode provocar desconforto térmico nos animais, portanto atenção aos pecuaristas.