Mercado e Cia

Daoud: Governo não deve prorrogar auxílio emergencial em 2021

Apesar de propostas, governo não quer prorrogar o auxílio, o que pode prejudicar diversos setores, afirma Miguel Daoud

O senador Alessandro Vieira, do Cidadania, protocolou nesta segunda-feira, 15, um projeto de lei para prorrogar o pagamento do auxílio emergencial até 31 de março de 2021. Segundo a proposta, o valor seria o mesmo pago atualmente, de R$ 300 e mantém os beneficiários. A proposta também estende o estado de calamidade pública para o mesmo período, mas não há acordo sobre a extensão de gastos extraordinários no próximo ano. 

Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, a proposta não vai vingar, já que em outubro deste ano o governo negou a extensão do auxílio. “O governo está firme em não prorrogar. Nesta terça-feira, 15, pela manhã, o presidente do Banco Central deu a sua posição: ele prefere que tenhamos pressa na compra e aplicação da vacina e, desta forma, as pessoas voltem a trabalhar e a economia andar”, afirma.

A não prorrogação do auxílio vai impactar diversos fatores, mesmo com a antecipação do décimo terceiro, acredita Daoud. “O 13º é para quem tem renda, então quem não tem renda, não vai ter o 13º nem o auxílio emergencial”, completa..