Mercado e Cia

Daoud: Visita de Bolsonaro aos EUA é mais ideológica do que comercial

Acompanhado por ministros, o presidente da República está se reunindo com representantes do governo americano e empresários

A visita do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos é mais ideológica do que comercial, afirma o comentarista Miguel Daoud. O chefe do Executivo brasileiro está participando de reuniões com representantes do governo norte-americano, empresários e investidores durante esta semana.

Bolsonaro está acompanhado de uma equipe ministerial. Paulo Guedes, à frente da Economia, afirmou que as conversas com os EUA estão progredindo. “Eles dizem: ‘queremos vender nossos porcos para vocês’. Nós dizemos: ‘ok, então você aceita nossa carne de boi’”, exemplifica o ministro. Entre as negociações, estão a compra de etanol de milho norte-americano em troca da exportação de açúcar brasileiro.

O ministro da Economia disse que foi definido nesta segunda-feira, dia 18, que representantes do governo americano virão ao Brasil para “dinamizar entendimentos comerciais”.

Paulo Guedes também confirmou a recriação de um fórum de empresas que fazem negócios entre os dois países, para ampliar oportunidades de ambos os lados. O grupo será composto por 24 corporações.