Milho

Faltam sementes de milho resistentes ou tolerantes à cigarrinha

Problema pode afetar diretamente a safra 2022-23 do cereal, avalia Glauber Silveira

Produtores brasileiros estão preocupados com a cigarrinha. Dessa forma, eles buscam sementes de milho mais resistentes ou tolerantes à praga.

+ Ataques da cigarrinha reduzem produtividade da 2º safra de milho do Paraná

O problema, contudo, é que esse tipo de semente não está sendo encontrada facilmente no mercado. Comentarista do Canal Rural, Glauber Silveira pontua que a semente em si não está em falta no país. De acordo com ele, há muita busca para tipos específicos.

“Dificilmente se falta semente no Brasil, importante a gente lembrar disso. Nunca faltou semente”, disse Silveira ao participar da edição desta quarta-feira (28) do telejornal ‘Mercado & Companhia’.

“O que está faltando é a semente que o produtor quer. Exemplo: plantei cinco ou seis variedades, ou híbridos, diferentes e percebi que um híbrido foi mais eficiente”, afirmou o comentarista. “E claro que os outros produtores também perceberam isso e buscam comprar mais daquela semente, fazendo acabar rapidamente no mercado.”

Diante dessa questão, o comentarista relatou ter conversado com o presidente institucional da Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho), Otávio Fernandes Canesin. E evidenciou ter ciência de que a falta de materiais resistentes à cigarrinha pode afetar na produtividade da safra 2022-23.

Dicas: sementes de milho x cigarrinha

milho - sementes
Foto: Wenderson Araujo-Trilux/CNA

Com os ataques da cigarrinha contra o milho, Glauber Silveira elencou ações que devem ser feitas no dia a dia pelos produtores de milho:

  • Ter maior controle, ficar mais atento para não deixar nenhum milho tiguera na plantação;
  • Fazer uso de inseticidas adequadamente;
  • Conversar regionalmente para que todos façam o controle ao mesmo tempo.