Mercado e Cia

Freio de Ouro 2020: penúltima classificatória define 14 animais para a final

No domingo, somente 16 fêmeas e 16 machos foram habilitados para realizar as provas. As provas foram realizadas no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS)

Mais uma seletiva ao Freio de Ouro 2020 foi disputada neste fim de semana, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, Rio Grande do Sul. Ao total, 14 animais se classificaram para a grande final da competição, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos.

No domingo, 16, somente 16 fêmeas e 16 machos foram habilitados para realizar as provas. Em competição assim, que reúne ginetes experientes, técnicos atentos e boi rápido, não há chance para erro. La Castellana Kaila garantiu a liderança da categoria das fêmeas, desde a primeira etapa funcional e até a última paleteada, com média final de 20.310. A égua, montada pelo ginete Milton Castro, conhecido como o “Schumacher da raça crioula” que tem oito Freios de Ouro no currículo, é Bocal de Prata de 2019 e mostrou que veio mais preparada, este ano.

“É uma égua que se comportou muito bem, é uma égua muito boa, muito inteligente e tranquila. Estou muito feliz e vamos ao Freio de Ouro, ver o que a gente pode melhorar. Temos que ver aquilo que ela tem condições de melhorar e manter o que está  bom”, memorou Milton Castro, ginete campeão fêmeas.

Fantástico de São Pedro, com o ginete Fábio Teixeira da Silveira, atual Freio de Ouro de 2019 e Bocal de Ouro, deste ano, também garantiu o primeiro lugar no pódio, na categoria dos machos, com média final de 19.454. Fantástico de São Pedro é da Estância Gap de São Pedro, de Uruguaiana, referência na criação de cavalos crioulos, no Rio Grande do Sul.

“Pra gente que trabalha com isso, só por estar aqui e conseguir passar para uma final do Freio é importantíssimo. Significa muita coisa, para toda a família e todo mundo que está envolvido. Acho fantástico um cavalo de bastante qualidade e ele se torna competitivo por isso”, disse Fábio Teixeira da Silveira, ginete campeão machos.