Mercado e Cia

Freio de Ouro: classificatória seleciona 12 conjuntos para a grande final

Após quatro dias de disputa acirrada na etapa Gaúcha Sul, quatro fêmeas e oito machos atingiram a pontuação necessária

A classificatória Gaúcha Sul ao Freio de Ouro acabou neste domingo, 19, com céu ensolarado e temperaturas elevadas no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Dos 60 animais que participaram desta etapa, apenas 32 entraram em pista no último dia da competição.

A disputa pelas vagas foi acirrada. Na categoria das fêmeas, apenas quatro conjuntos atingiram os 18 pontos necessários para a se classificar à final do Freio de Ouro. O primeiro lugar ficou com a égua Divindad 42 Nombrado, da Cabanha da Figueira, da cidade de Panambi (RS), montada pelo ginete Fábio Teixeira da Silveira, campeão do Freio de Ouro no ano passado.

“Graças a Deus, deu certo! A Gente trabalha para vir e fazer uma boa apresentação. Quando dá certo, melhor ainda. Ela está comigo há seis meses, é uma égua que eu gosto muito, com temperamento bom, dócil”, conta o ginete.

Na categoria dos machos, a primeira colocação foi para Monarca da Dom Manoel, de parceria da Cabanha Dom Manoel, de Gravataí (RS), e da Estância Liberdade, de Rolante (RS), montado pelo ginete Jardel Pereira. “Este cavalo é um fenômeno, é muito bom”, afirma.

A etapa marcou o retorno das provas. Após uma pausa de 15 dias, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) conseguiu realizar a segunda classificatória ao Freio de Ouro, seguindo os protocolos de prevenção contra a Covid-19. “Todas as autoridades ficaram muito contentes com a maneira como nós, efetivamente, cumprimos com o protocolo proposto. A gente se sente muito seguro estando aqui. É isso o que a gente quer proporcionar aos ginetes, aos proprietários, àqueles que têm que estar aqui trabalhando”, diz Francisco Fleck, presidente da entidade.

A próxima classificatória ao Freio de Ouro já tem data marcada: de 29 de julho a 2 de agosto, com transmissão pelo site, YouTube e Facebook da ABCCC e também pelo Lance Rural.