Mercado e Cia

Frutas: coronavírus reduz consumo interno e exportações, diz Cepea

Isolamento social e restrição de voos para a Europa vêm sufocando o escoamento da produção brasileira ao limitar o acesso da demanda

O consumo de frutas no Brasil caiu muito em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), observou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Segundo a pesquisadora Marcela Barbieri, na primeira semana de isolamento social houve um “boom” (movimento de alta) nas vendas, mas posteriormente a demanda recuou bastante e está afetando o setor.

“As vendas estão ainda piores para aqueles produtores rurais que trabalhavam com o mercado institucional, como escolas”, relata Marcela.

Já o mercado exportador começou a ter problemas no fim de março. De acordo com a pesquisadora, houve uma queda significativa no volume de algumas frutas embarcadas. “Principalmente o mamão que é exportado por via aérea, já que houve suspensão de voos para a Europa”, comenta.

O Cepea, agora, acompanha o período de entrada de salários para saber se a demanda interna reagirá. Quanto às exportações, as outras frutas costumam ser mais buscada no segundo semestre, então atenção ao futuro de médio prazo.