Tempo

Geada branca e negra: entenda as diferenças e seus impactos nas lavouras

Massa de ar frio causa queda nas temperaturas e chuva congelada na região Sul, mas ainda sem ocorrência de geada; saiba por quê

Uma massa de ar frio chegou à região Sul do Brasil, como previsto pela meteorologia do Canal Rural, provocando uma queda nas temperaturas e até mesmo chuva congelada.

Na quarta-feira (18), a temperatura mínima registrada foi de 2 °C na região de Bom Jardim da Serra (SC), de acordo com o Epagri/Ciram.

Esse frio, associado a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e o Rio Grande do Sul, favoreceu a formação de chuva congelada na região.

Já nesta quinta-feira (20), a temperatura mínima registrada foi em General Carneiro (PR), onde o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 1,2 °C durante a madrugada, mas sem ocorrência de geadas.

Essa região de vale no Paraná é propícia ao registro de geada, uma vez que a massa de ar frio é mais densa e acaba ficando estacionada sobre esse ponto.

Muitas pessoas acreditam que a geada “cai”, mas na verdade ela se forma quando a umidade do ar entra em contato com uma superfície resfriada (0 °C ou menos), formando cristais de gelo sobre essa superfície.

Geralmente, isso acontece em noites de céu claro, pois a perda radiativa do solo é maior, e a passagem de uma massa de ar polar ajuda a diminuir a temperatura do solo, favorecendo a ocorrência do fenômeno.

geada
Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online

A geada pode mudar completamente a paisagem, como mostra a foto do site São Joaquim Online acima, mas também pode oferecer riscos às lavouras, principalmente ao milho segunda safra recém-plantado.

As baixas temperaturas podem afetar a produtividade, influenciando a diminuição do tamanho dos grãos, provocando deformações e afetando a maciez do grão.

Geada branca e geada negra

Existem dois tipos de geada: a branca e a negra. A geada branca ocorre quando a umidade do ar entra em contato com a superfície resfriada, gerando cristais de gelo sobre a superfície.

Geralmente, os ventos são de fraca intensidade nessa situação, e os danos são superficiais nas plantas, mas podem afetar a produtividade.

geada
Foto: IDR-Paraná

Já a geada negra ocorre quando o ar frio, associado a baixa umidade e a fortes ventos, congela a seiva da planta e danifica sua estrutura.

O nome “negra” vem do aspecto escuro de necrose que a planta sofre.

Esse tipo de geada pode ser extremamente prejudicial às lavouras, como ocorreu em julho de 1975 em plantios de café no Paraná, quando praticamente 50% da produção foi comprometida.

___________________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.