Mercado e Cia

Geadas atingem o Sul; veja se áreas produtoras serão prejudicadas

No Nordeste, são os grandes volumes de chuva que ameaçam a produção agrícola nos próximos dias, de acordo com a previsão do tempo

A madrugada desta quinta-feira, 9, foi marcada por baixas temperaturas e geadas em todos os estados do Sul do país. De acordo com a Somar Meteorologia, no Paraná e em Santa Catarina foram registradas temperaturas negativas.A queda nos termômetros decorre de uma massa de ar polar, que diminui a temperatura para os próximos dias.

As mínimas nesta quinta-feira foram de -3 °C em Urupema (SC), 2 °C em Serafina Corrêa (RS) e -1 °C em General Carneiro (PR). Houve geadas em todas essas áreas, mas elas não atingiram áreas produtoras. Para esta sexta-feira, 10, há previsão de geada, mas ela ainda não atinge áreas de produção.

Uma frente fria avança pela Bahia e canaliza uma umidade da Amazônia, provocando chuvas no território baiano, Tocantins, norte de Minas Gerais e norte de Goiás. Além disso, nuvens carregadas avançam pela costa norte do Brasil e provocam chuvas na região Norte, de acordo com Celso Oliveira, da Somar.

Chuva prevista 

  • 10 a 14 de abril 

Para os próximos dias, a chuva concentra-se no Nordeste, a expectativa é de acumulados altos na região metropolitana de Salvador (BA), trazendo problemas para o embarque de soja. 

Há ainda expectativa de fortes chuvas em Luís Eduardo Magalhães (BA), a região produtora de algodão deve ser prejudicada com grandes acumulados. São previstos mais de 100 milímetros de chuva nos próximos 15 dias.

Em Baixa Grande do Ribeiro (PI), são previstos grandes acumulados. Esses volumes são positivos para as produções de milho e instalação do milheto do sorgo para ração animal.

  • 15 a 19 de abril

A chuva retorna no Centro-Sul do Brasil, mas de forma irregular.