Diversos

Governo prepara projeto voltado à produção de fertilizantes, diz Bolsonaro

Presidente disse que o Brasil poderia sofrer desabastecimento em 2022 por causa da falta de fertilizantes vindo da China

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira, 8, em um evento no Palácio do Planalto, que o governo federal prepara um projeto voltado à produção de fertilizantes, a ser apresentado ainda em outubro.

De acordo com Bolsonaro, o chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Flávio Rocha, está trabalhando em uma proposta para otimizar a utilização da matéria-prima disponível no Brasil para a produção de fertilizantes. “Chamei o almirante Rocha, da Secretaria de Assuntos Estratégicos. (…) Rocha, o assunto é esse?. Presidente, desde março estamos trabalhando, no mês que vem vamos entregar aqui o Plano Emergencial de Fertilizantes”, disse o presidente.

No evento, Bolsonaro afirmou que o risco de desabastecimento de alimentos no Brasil em 2022 é “seríssimo”, por causa da falta de fertilizantes vindo da China, que enfrenta crise energética. Sem o suprimento normal de fertilizantes a agricultura brasileira seria afetada.

“Agora temos outros problemas, pessoal. Eu vou avisar um ano antes. Fertilizantes. Por questão de crise energética a China começa a produzir menos fertilizantes. Já aumentou de preço, vai aumentar mais, e vai faltar. A cada cinco pratos de comida no mundo um saí do Brasil. Vamos ter problemas de desabastecimento no ano que vem”, alertou.

O tema, segundo o presidente, foi tratado em café da manhã de Bolsonaro com parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária nesta semana.

Em março deste ano, o governo chegou a anunciar um plano para aumentar produção nacional de fertilizantes.

fertilizantes insumo NPK convênio 100
Fertilizantes. Foto: Daniel Popov/Canal Rural