Diversos

Daoud: ILPF oferece diversificação na produção e colabora com bioma

Agropecuária do Brasil é reconhecida por sustentabilidade e tecnologia na Convenção-Quadro das Nações Unidas

A agropecuária brasileira foi reconhecida pela sustentabilidade na Convenção-Quadro das Nações Unidas. No documento que faz referência ao Brasil, são citados o Sistema de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), como responsável por contribuir com a segurança alimentar e o desenvolvimento socioeconômico. A agricultura de precisão e a tecnologia, também foram citadas por elevar a produtividade e reduzir em 50% o preço dos insumos, contribuindo com a renda dos produtores rurais.

Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, essa situação traz o Brasil para um patamar onde ele já deveria estar. “Essa questão de ter lavoura, floresta e pecuária aumentou a qualidade na questão ambiental porque hoje os pecuaristas e produtores consegue através dessa diversificação preservar muito o meio ambiente e também ter uma oferta de animais com qualidade, substituindo a antiga pecuária”, diz.

“A gente percebe claramente a consciência do produtor rural em relação ao meio ambiente. Ele sabe que para continuar produzindo e conseguir mercado, precisa preservar o meio ambiente. Infelizmente o Brasil ainda está estigmatizado em relação ao bioma”, pontua o comentarista.

Daoud se mostra preocupado com as propriedades de pequenos produtores que dependem de regularização. “A produção brasileira já vem agindo de forma sustentável, mas é evidente ainda que precisamos melhorar muito em alguns aspectos. Também precisamos regularizar muitas propriedades que precisam ser regularizadas e ainda há um grande caminho pela frente, mas sem dúvidas o produtor rural e o pecuarista está muito consciente sobre suas responsabilidades”, conclui.